Imagem
UCCLA acolheu Seminário sobre “Promoção do Destino Moçambique”
Publicado em 07-03-2018
No ano em que se assinala os 200 anos da passagem da Ilha de Moçambique ao estatuto de cidade, a Casa de Moçambique organizou o Seminário subordinado ao tema “Promoção do Destino Moçambique”, no dia 6 de março, no auditório da UCCLA.
A abertura do evento contou com a presença do Ministro da Cultura e Turismo de Moçambique, Silva Dunduro, Ministro Conselheiro representante da Embaixada de Moçambique em Portugal, Ananias Sigauque, Secretário-Geral da UCCLA, Vitor Ramalho, e do presidente da Casa de Moçambique, Enoque João.
Vitor Ramalho agradeceu a realização desta “iniciativa que tem a ver com o turismo de Moçambique” nas instalações da UCCLA, instituição que acolhe “com muito gosto iniciativas que são de associações representativas dos emigrados dos respetivos países lusófonos em Portugal”.
Para Ananias Sigauque o “setor do turismo tem um enorme potencial para o crescimento e desenvolvimento sustentável da economia moçambicana, podendo contribuir na criação de emprego, na diversificação e eficiência da produção de bens e prestação de serviços, assim como na valorização da cultura nacional. Moçambique é um país que tem todas as condições para integrar o grupo dos melhores destinos turísticos do mundo, onde os visitantes podem disfrutar do turismo de sol e praia, turismo sinergético, turismo de montanha, turismo de aventura e turismo cultural.”
A gastronomia “diversificada e tropical”, o “mosaico cultural, assente na diferença e convívio entre etnias, raças, religiões diferentes” foram aspetos realçados por Ananias Sigauque para quem o “grande desafio de Moçambique é fazer com que as potencialidades turísticas sejam conhecidas no mundo, ao mesmo tempo que se criam condições para a sua exploração sustentável. Assim a parceria público-privada com Portugal, país com o qual Moçambique está ligado com laços históricos que transcendem a dimensão da língua comum, é aqui mais uma vez invocada para juntos caminharmos para o desenvolvimento”.
Finalizou afirmando que este seminário “tem como objetivo mobilizar os empresários portugueses, do setor do turismo, a interessarem-se mais por Moçambique, a pérola do indico, e torna-la um destino de eleição para os turistas de todo o mundo”.
Silva Dunduro, Ministro da Cultura e Turismo de Moçambique, abriu a sessão reiterando a importância do turismo para a “promoção do nosso país como destino que já há referência na região e no mundo”. Este seminário “acontece em Portugal, país declarado no ano 2017 o melhor destino da Europa e não só, facto que orgulha todos os países da CPLP e Moçambique em particular”.
Este seminário tem como “objetivo apresentar Moçambique como destino turístico junto de instituições públicas, privadas, profissionais de turismo, operadores turísticos, empresários, parceiros de cooperação, entre outros interessados em investir em Moçambique” afirmou o Silva Dunduro.
“Moçambique é rico em recursos naturais, possui uma costa de 2.700 quilómetros, com praias paradisíacas, águas cristalinas e quentes durante todo o ano” reforçou o ministro, dando conta ainda da biodiversidade, parques e reservas naturais, diversidade cultural, gastronomia e artesanato do país, manifestando o desejo da criação, em Portugal, de um centro cultural para a promoção da identidade cultural de Moçambique.
“O governo (moçambicano) definiu o Turismo como um dos 4 setores prioritários para acelerar o desenvolvimento socioeconómico do nosso país, depois da Agricultura, Infraestrutura e Energia. Aprovou o segundo Plano Estratégico para o desenvolvimento do Turismo 2016-2025 e a Estratégia de Marketing de Turismo 2017-2021” afirmou o ministro, apelando aos profissionais para investirem em Moçambique.
Após a abertura do evento, seguiram-se diversas intervenções, a saber:
- Representante Diplomático do Imamat Ismaili - Comendador Nazim Ahmad
- Presidente da Avitum – Associação dos agentes de viagens e operadores turísticos de Moçambique - Noor-Momade
- Grupo VISABEIRA - Jorge Costa
- Apresentação da Plataforma Berço Emigrante - Nuno Ibrahimo
- Eventos Internacionais / Investir na promoção do destino - ONE LINK - Carlos Miguel Gonçalves
O seminário foi, ainda, marcado por um momento musical pelo saxofonista Otis.
Foi, também, apresentado o livro “A Pérola do Índico” e a assinatura de um memorando de entendimento entre a Avitum e a sua congénere portuguesa, APAVT.
Ouça a gravação do evento Seminário sobre a "Promoção do Destino Moçambique"