Imagem
Thiago Rodrigues Braga vence Prémio Literário UCCLA
Publicado em 04-05-2017
O vencedor da 2.ª edição do Prémio Literário UCCLA: Novos Talentos, Novas Obras em Língua Portuguesa foi atribuído à obra “Diário de Cão” de Thiago Rodrigues Braga, de 35 anos, natural de Corumbá, Goiás, Brasil.
A Menção Honrosa foi atribuída ao trabalho poético “Asa Norte” da autoria de Rafaela Nogueira Barbosa, de 31 anos, natural do Rio de Janeiro, Brasil.
A obra vencedora será apresentada e lançada no dia 16 de junho, pelas 18 horas, no Auditório da APEL da Feira do Livro de Lisboa e será distribuído pelo jornal Público, em Portugal.
Esta 2.ª edição do prémio contou com a apresentação de 520 obras candidatas.
Os autores candidatos representam uma diversidade e abrangência, que vai para além dos países lusófonos, pois abrangeu outras nacionalidades como Inglaterra, Holanda, Espanha, Argentina e Estados Unidos da América, com textos em Português.
Quanto ao género, 169 são mulheres e 351 são homens. Foi um sucesso no seu objetivo de promover a escrita entre jovens, que contabilizam cerca de 55% - 28 candidatos têm idades entre os 16 e os 20 anos; e entre os 20 e os 40 anos foram apresentados 260 candidatos. Por outro lado conseguimos um diálogo de gerações, atraindo ao nosso concurso cerca de 10% de escritores seniores, com idades entre os 60 e os 90 anos.
O júri, que tinha como consultor António Carlos Cortez, foi constituído por António Carlos Secchin (Brasil), Germano de Almeida (Cabo Verde), Inocência Mata (São Tomé e Príncipe), Isabel Alçada (Portugal), José Luís Mendonça (Angola), José Pires Laranjeira (Portugal), João Lourenço (em representação da Biblioteca Nacional de Angola), João Pinto Sousa (Editora A Bela e o Monstro) e Rui Ávila Lourido (coordenador cultural da UCCLA).
O Prémio Literário é uma iniciativa conjunta da UCCLA, Editora A Bela e o Monstro e Movimento 2014, que conta com o apoio da Câmara Municipal de Lisboa, e tem como objetivo estimular a produção de obras literárias, nos domínios da prosa de ficção (romance, novela e conto) e da poesia, em língua portuguesa, por novos escritores.
O Prémio Literário UCCLA foi lançado em 2015, tendo sido atribuído o prémio vencedor da 1.ª edição ao romance “Era Uma Vez Um Homem” da autoria de João Nuno Azambuja, de Portugal.