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Revitalização de escola infantil
Brasil
| Belém
Publicado em 20-12-2017
A prefeitura Municipal de Belém (Membro Associado da UCCLA), no Brasil, através da Secretaria de Educação (Semec), inaugurou das obras de revitalização da Escola de Educação Infantil e Ensino Fundamental Maria Lúcia Oliveira Monteiro, localizada no conjunto Cordolina Fonteles, no bairro do Tenoné.
As obras tiveram um custo de cerca de R$ 300 mil e contemplaram a reforma completa do telhado, pintura interna e externa, revisão da rede elétrica e do sistema de abastecimento de água, construção de muro e a readequação dos ambientes da escola, que conta com cinco salas de aula, três banheiros, dois depósitos, copa, sala dos professores e diretoria, além de um espaço interno de convivência, jardim, horta e parquinho. Atualmente, 247 alunos frequentam a escola, nos turnos da manhã e à tarde, desde o Jardim II até o 4º Ano.
A escola surgiu da iniciativa da própria comunidade, e começou a partir de um centro comunitário fundado pela Associação dos Moradores do Conjunto Cordolina Fonteles, no ano de 2004. Com o passar dos anos, a escola firmou convênio educacional com a Secretaria de Educação (Semec), mas ainda estava sem a estrutura adequada. Em agosto deste ano, após solicitação de membros da comunidade, o espaço entrou em obras de revitalização.
O prefeito Zenaldo Coutinho disse que foi entregue a primeira fase da revitalização. “Fico feliz em afirmar que esta escola é fruto da luta e do compromisso de todos. Por isso, estamos aguardando a documentação com a qual a comunidade vai doar à Prefeitura o prédio da escola e o terreno dela, e que ela passe definitivamente ao município. Voltaremos aqui para construir uma quadra de esportes e implantar a climatização em todos os espaços, e esperamos voltar em breve para inaugurar mais esses melhoramentos”.
Falando aos estudantes, a diretora da escola, Ana Célia Carvalho, lembrou aos alunos sobre o compromisso que eles assumiram de cuidar bem da escola. “Passamos de sala em sala, conversando com os alunos sobre esse sentimento de pertencimento que eles devem ter. Todos eles agora têm a missão de bem manter a escola, e que ela não seja danificada”, contou.