Presidente timorense apela ao combate contra a pobreza no país

Presidente timorense apela ao combate contra a pobreza no país

O combate contra a pobreza que ainda afeta uma fatia importante da população em Timor-Leste deve ser "uma prioridade" do Estado, que deve procurar fortalecer os direitos sociais dos cidadãos, defendeu o Presidente timorense.
 
"Ainda não respondemos ao problema da pobreza. O Estado ainda não assegura todos os direitos sociais", disse Francisco Guterres Lu-Olo.
 
"O dever de construir uma vida mais digna, sem pobreza, para todos, ainda não está realizado. Esta tem de ser, agora, a prioridade de todos os irmãos e irmãs na terra amada que libertámos e tornámos independente", afirmou.
 
Questões como saúde e bem-estar, acesso a melhor alimentação, vestuário, habitação e serviços sociais, proteção no emprego e outros aspetos são prioritárias nesta área, defendeu.
 
"Estes direitos humanos ainda não estão garantidos na nossa terra. É nosso dever, dever do Estado, e dos cidadãos, trabalharmos juntos para realizar estes direitos humanos com urgência. Continua a haver ainda muitas carências e muita pobreza na nossa terra", afirmou.
 
"O debate político é importante. Mas investir dinheiro do Orçamento do Estado para assegurar acesso a água limpa no país todo também é muito, muito importante. E ainda não estamos a fazer isso", acrescentando que "utilizar os direitos políticos sem trabalhar para melhorar os Direitos Humanos na área social e da economia é chocante e é contra a moral e os valores tradicionais de Timor-Leste. Não podemos adiar mais o investimento do Estado para acabar com a pobreza".
 
 
 
 
 
 
Publicado em 16-12-2017