Imagem
Mulher Mirabilis - Março Mulher na UCCLA
Publicado em 08-03-2018
No âmbito da exposição “Artes Mirabilis - Coletiva de Artistas Plásticos Angolanos", a UCCLA e a Embaixada de Angola em Portugal, com o apoio do Ministério da Cultura de Angola, organizaram, no dia 8 de março, a iniciativa Mulher Mirabilis - Março Mulher na UCCLA. A iniciativa consistiu na visita guiada à exposição pelo curador Lino Damião e pelas artistas presentes, e num debate sobre o tema “Ser mulher artista fora do país” moderado por Luandino Carvalho.
A visita guiada, conduzida pelo curador Lino Damião, permitiu a cada uma das artistas presentes apresentar as suas obras, revelando e desvendando os motivos, as razões e as ideias por trás das suas obras.
O Secretário-Geral da UCCLA, Vitor Ramalho, ressaltou a importância e relevância do Dia Internacional da Mulher e do “peso da mulher em África e, particularmente, em Angola quer do ponto de vista da relação familiar, quer no desenvolvimento e na ação do trabalho, quer na componente cultural e, também, no que contribui para a fertilidade e desenvolvimento de África em geral”.
O debate, moderado por Luandino Carvalho, adido cultural da Embaixada de Angola em Portugal, contou com a participação das artistas Armanda Alves, Dila Moniz, Tânia Dominique e Erika Jâmece.
Luandino Carvalho apresentou individualmente cada uma das artistas e o debate centrou-se no tema de ser artista fora do seu país. Cada uma das artistas contou a sua história de vida, falaram da sua atividade artística e da “sobrevivência” em relação a ela, os materiais utilizados, as vendas, os projetos.
No âmbito da iniciativa tiveram, ainda, lugar alguns momentos musicais - por Isaley e Raquel Flores, Bela Show e Té Macedo – e de poesia – por Isabel Ferreira, Ondina Ferreira e Elsa de Noronha.
Ouça aqui a iniciativa Mulher Mirabilis