Imagem
Mulher africana na pintura de Chica Sales
Publicado em 26-05-2016
Cor, sensibilidade, mulher, vida, sentidos e histórias retratam a pintura da artista moçambicana Chica Sales, cuja mostra “Odisséias em África” foi inaugurada no dia 25 de maio - Dia de África -, na UCCLA.
A exposição de Chica Sales foi enaltecida por Fernanda Cavacas, especialista em literaturas africanas, por serem “histórias que merecem o nosso olhar” pois têm a ver com a “minha terra de origem, a minha terra de vida, os meus cheiros, sabores, vivência do dia-a-dia da cidade”. Na pintura de Chica Sales a mulher é retratada “muito e muito bem, com as cores de que nós gostamos”, propondo que “parassem um bocadinho e ouvissem a história que a Chica nos conta… porque a Chica pinta, não usa palavras, usa cores, traços, mas ela conta uma história contada ao ouvido. É encantatório”.
Para Vitor Ramalho o “elemento feminino está sempre presente” na obra de Chica Sales e representa o “peso que, em África, a mulher tem a todos os níveis”.
Para a Embaixadora da República de Moçambique, Fernanda Lichale, “apesar do apelo à Paz, apesar do grito, da tristeza” Chica Sales “procura trazer-nos alegria do Indico e nas cores encontramos esperança” onde “encontramos a mulher africana, a mulher europeia, face à elegância, aos traços” com a mensagem do “sentimento dos povos e da união”.
A exposição é composta por pinturas a óleo, aguarelas e tinta-da-china, com as cores de África, onde a imagem da mulher está sempre presente e que nos transporta para diversas vivências da realidade africana.
A inauguração contou, ainda, com a presença do Cônsul da Embaixada de Moçambique, familiares e amigos da artista.
A exposição poderá ser visitada até ao dia 24 de junho, nos dias úteis, das 9h30 às 18 horas.
P.S. Algumas das fotografias foram cedidas pela Câmara Municipal de Lisboa - Autoria: Manuel Levita