Inauguração da exposição “Artistas Unidos contra a Fome” na UCCLA

Inauguração da exposição “Artistas Unidos contra a Fome” na UCCLA

Foi inaugurada no dia 5 de setembro, a exposição “Artistas Unidos contra a Fome” na presença da Secretária-Executiva da CPLP, Maria do Carmo Silveira, e do Secretário-Geral da UCCLA, Vítor Ramalho.
 
 
  
 
 
Esta exposição realiza-se no âmbito da campanha “Juntos contra a Fome” da CPLP, que tem por objetivo a angariação de fundos para a viabilização de projetos que contribuam para a erradicação da fome na CPLP. O acervo é constituído por peças doadas por mais de 50 artistas dos nove Estados-Membros da CPLP. O curador da exposição é Carlos Bajouca. 
 
“O direito humano a uma alimentação adequada está longe de ser uma realidade” de acordo com Maria do Carmo Silveira, acrescentando que existem mais de “vinte milhões de pessoas que convivem com esta situação”. Perante esta realidade, a CPLP, juntamente com a FAO (Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura), desenvolveram uma estratégia nutricional na qual os países criaram medidas de segurança alimentar concretas. 
 
    
 
    
    
 
De acordo com a Secretária-Executiva da CPLP o que se pretende é “angariar recursos para desenvolver projetos” que tenham como base a erradicação da fome, agradecendo a contribuição de todos os artistas que se juntaram nesta causa e apelando ao apoio de todos.
 
No final da exposição haverá um leilão das peças expostas.
 
    
    
  
 
Vítor Ramalho relembrou a situação económica que, muitos dos países de língua portuguesa, atravessam e destacou a contribuição que iniciativas como estas poderão ajudar a colmatar e minorar a situação de milhões de pessoas.
 
Até ao momento foram angariados, pela campanha “Juntos Contra a Fome”, mais de 175.000 euros e que permitiram viabilizar projetos em Cabo Verde, Guiné-Bissau, São Tomé e Príncipe e Moçambique.
 
 
A exposição estará patente ao público até ao dia 29 de setembro e poderá ser visitada de segunda-feira a sábado, das 10 às 13 horas e das 14 às 18 horas.
 
 
Lista de artistas presentes:
 
Angola: António Magina, Carlos Bajouca, Dilia Samarth, Duda Correia, Dudu - Eduardo Ribeiro, Gabriel Baguet Junior, Júlio Quaresma, Lino Damião, Luandino Carvalho, Mª Helena Lourenço e Marco Kabenda;
 
Brasil: Cláudia Lima, Danilo Vieira de Sousa, Gabriela Oliveira, Granato, Iri Vilela, Jayr Peny, Josefá, Marcos Marin, Renato Rodyner e Totonho;
 
Cabo Verde: António Firmino e David Levy Lima;
 
Guiné Equatorial: Juan Nsi Mbuy;
 
Guiné-Bissau: João Carlos Barros;
 
Moçambique: Frank N'taluma, José Pádua, Lívio de Morais, Malenga - Malenga, Roberto Chichorro e Sérgio Santimano;
 
Portugal: Alberto Trindade, António Araújo Soares, Clotilde Fava, Conceição Rosa, Eduardo Fonseca e Silva, Filomena Morim, Francisco Oliveira, Gustavo Fernandes, Hugo Maciel, João Feijó, José Alves, José Bahia, Laranjeira Santos, Luís Araújo, Luísa Real, Luz São Miguel, Maria Antónia Melo Sereno, Maria João Arcanjo, Maria Luísa Horta, Mário Cesaryni, Moisés Preto Paulo, Nicolau Campos, Olga Sotto, Paulo Ossião, Moisés Preto Paulo e Vieira Batista;
 
São Tomé e Príncipe: Alex Keller, Estanislau e Ismael Sequeira;
 
Timor-Leste: Abel Júpiter e Maria Dulce Martins.
 
 
Publicado em 05-09-2017