Encontro Técnico da Rede “Proteção Civil”

Encontro Técnico da Rede “Proteção Civil”

O Centro Cultural de Cascais, em Portugal, acolheu, dia 27 de novembro, o 4.º Encontro Técnico da Rede Temática “Proteção Civil”, um encontro que tem como principal objetivo a partilha de conhecimentos e a troca de experiências entre técnicos de países/cidades membros da rede, em geral, e em particular, refletir sobre as ocorrências, soluções e medidas mitigadoras do risco em questão e deverá ser um espaço privilegiado na aproximação das cidades da rede.

 

 


Os temas centrais deste quarto encontro foram a “Identificação e Mitigação dos Riscos Urbanos, Florestais e na Orla Costeira” e “Organização dos SMPC’s e sua Integração na realidade das cidades UCCLA”.

Na sessão de abertura, o autarca de Cascais, Carlos Carreiras, destacou a celebração dos 650 anos da Vila de Cascais e da capacidade que, ao longo dos anos, se foi tornando numa terra de liberdade e de acolhimento de diferentes culturas e povos. O edil referiu que Cascais tem desenvolvido um grande trabalho de planeamento e de prevenção, tendo em conta os seus dois grandes patrimónios: Parque Natural Sintra-Cascais e uma frente marítima de cerca de 30 km.

Para Carlos Carreiras, Cascais tem como missão “ser o melhor local para viver, por dia, por semana, ou na vida inteira”, dispondo de meios de apoio e prevenção eficazes.

A finalizar o autarca salientou a proximidade de relações com Lisboa e com o Huambo.

Para o Secretário-Geral da UCCLA, Vitor Ramalho, um dos eixos fundamentais de ação da UCCLA são as redes temáticas, pela troca de experiências que aí são partilhadas. Realçou os últimos encontros que decorreram nas cidades de Lisboa, Praia e Huambo.

No que respeita a Cascais, Vitor Ramalho adiantou que, face aos 30 km de costa, “a proteção civil está na ordem do dia” e a vila tem uma grande experiência.

O responsável enumerou, ainda, alguns exemplos bem sucedidos de apoio a diversas cidades, como Huambo e nos Açores. O vulcão da Ilha do Fogo foi também referido, onde a UCCLA, a pedido de Cabo Verde, tem colaborado e fez um apelo de ajuda às populações.

 
No dia 28 de novembro, decorreram diversas visitas técnicas a locais de intervenção, escolhidos pela autarquia de Cascais, incidindo sobre dois ângulos distintos: a vertente dos riscos costeiros e a vertente dos riscos florestais, a visita decorreu entre a orla costeira e o perímetro florestal do concelho de Cascais.

Na vertente dos riscos costeiros houve oportunidade de contactar com trabalhos de contenção de taludes efetuados na Praia da Poça em que se garantiu, com recurso a técnicas construtivas distintas, duas soluções de contenção que, embora com custos e efeitos visuais distintos, perseguem o mesmo objetivo: a segurança da população que usufrui do passeio marítimo conhecido como Paredão.

Seguidamente na zona de São Pedro do Estoril a delegação teve contacto com situações demonstrativas da erosão costeira e atuações que o Serviço Municipal de Proteção Civil, em estreita articulação com a Agência Portuguesa do Ambiente e a Autoridade Marítima, desenvolve na perspetiva preventiva mas também de mitigação do risco.

O grupo dirigiu-se então para o perímetro florestal do concelho onde foram apresentados os trabalhos realizados, concretamente a execução de ações de silvicultura preventiva bem como de erradicação de espécies infestantes e reflorestação com espécies autóctones. Foram ainda apresentadas, localmente, as ações mais recentes de fogo controlado, enquanto técnica com créditos reconhecidos na prevenção de incêndios florestais.

Foi ainda possível, numa perspetiva mais lúdica, proporcionar ao grupo a visita à Barragem do Rio da Mula e ao Santuário da Peninha, este último já no concelho de Sintra mas de onde foi possível visualizar parte significativa do concelho de Cascais.


O encontro contou com a presença de representantes das cidades da Praia e São Domingos (Cabo Verde), de Maputo (Moçambique), do Huambo e Luanda (Angola) e de Cascais e Lisboa (Portugal).
As Redes Temáticas de cidades UCCLA são um conjunto de parcerias que se desenvolvem e estruturam de forma direta e aberta, entre cidades lusófonas, numa base temática, liderada por uma cidade UCCLA, designada “cidade-guia”. A Rede de cidades temáticas “Proteção Civil” tem como cidade-guia a cidade da Praia, em Cabo Verde.



Intervenções:

“Organização dos Serviços Municipais de Proteção Civil – O Caso de Cascais” - Luís Cecílio Santos

“Proteção Civil na Guiné- Bissau” - Hélder Pires

“Identificação e Mitigação dos riscos urbanos na orla costeira – Realidade de Cascais” - Carlos Estibeiras

“Incêndio florestal em Monte Tchota – No Município de São Domingos em Cabo Verde” - António Gonçalves

“Assentamentos urbanos informais e riscos associados – Município da Praia – Cabo Verde” - Celestino Afonso
 
“Mitigação dos Riscos de Incêndios Florestais” – Cascais - Mário Rios
 


Reportagem fotográfica
 

Fotos cedidas pela Câmara Municipal de Cascais:

     

   

 

Fotos da UCCLA:

     

     

     

     

     

     

Publicado em 02-12-2014