Imagem
Encontro com D. Zacarias Kamwenho
Publicado em 23-02-2018
O Arcebispo-emérito de Lubango, Angola, D. Zacarias Kamwenho, Prémio Sakharov - um dos prémios mais prestigiados da União Europeia de reconhecimento de personalidades mundiais - acompanhado pelo presidente da Comissão Executiva da Fundação Prosperar, Carlos Sangueve, reuniram com o Secretário-Geral da UCCLA, Vitor Ramalho, na sede da organização, no dia 23 de fevereiro.
Para além de recordarem a velha amizade existente entre D. Zacarias Kamwenho e Vitor Ramalho, na reunião o presidente da Comissão Executiva da Fundação Prosperar – uma fundação da Igreja Católica angolana – informou das iniciativas que, no domínio da educação, saúde e agricultura tem em Angola, resultando dessa informação o compromisso por parte do Secretário-Geral da UCCLA de fazer um conjunto de diligências, junto de instituições públicas e privadas portuguesas, com vista à cooperação para a concretização dos objetivos já iniciados pela fundação.
O papel da igreja católica em Angola é de elevada importância para a dinamização económica e social.
D. Zacarias Kamwenho é um religioso católico angolano, arcebispo-emérito de Lubango e activista da Paz. Ele teve um papel relevante no processo de paz que conduziu ao fim da guerra civil de Angola, sendo presidente da Comissão Episcopal de Justiça e Paz da Conferência Episcopal de Angola e São Tomé e Príncipe . Recebeu o Prémio Sakharov para a Liberdade de Pensamento em 2001. Mais informações D. Zacarias Kamwenho
Mais informações sobre o Prémio Sakharov para a Liberdade de Pensamento