O ano de 2017 irá produzir alterações significativas em grande parte dos países de língua oficial portuguesa. O primeiro dia do ano marcará a posse do novo Secretário-Geral da ONU, António Guterres, da Secretária Executiva da CPLP, Maria do Carmo Trovoada Silveira, e dos prefeitos das cidades brasileiras associadas da UCCLA - Belém, Belo Horizonte, Natal, Porto Alegre, Rio de Janeiro e Salvador.
O português António Guterres vai suceder a Ban Ki-moon, no cargo de Secretário-Geral das Nações Unidas.
Saiba mais
A são-tomense Maria do Carmo Trovoada Silveira foi eleita para Secretária Executiva da CPLP, para o biénio 2017-2018, sucedendo ao diplomata moçambicano Isaac Murade Murargy.
Saiba mais
O debate político deverá dominar a agenda em Timor-Leste em 2017 com Eleições Presidenciais e Legislativas, previsivelmente agendadas para março e julho. Os atos eleitorais de 2017 serão os primeiros com votação de timorenses na diáspora, nomeadamente em Portugal e na Austrália, e ocorrem depois das eleições locais realizadas em outubro e novembro.
Saiba mais
No que respeita a Angola, as próximas eleições gerais, para escolha do Presidente da República e do parlamento, estão agendadas para agosto de 2017, segundo o anúncio feito em novembro de 2015 pelo chefe de Estado, José Eduardo dos Santos.
Saiba mais
2017 será o ano em que se realizam, também, Eleições Autárquicas em Portugal, previstas para setembro ou outubro.
Saiba mais