Documentário “Operação Angola - Fugir para Lutar”

Documentário “Operação Angola - Fugir para Lutar”

Já se encontra disponível online o documentário “Operação Angola - Fugir para Lutar”, escrito e realizado por Diana Andringa, que retrata a história da luta pela liberdade de 60 estudantes das então colónias portuguesas que fugiram de Portugal, em 1961, para retornarem ao seu país e se juntarem à luta pela independência.
 
Ficha técnica:
Escrito e realizado por: Diana Andringa
Produtores: António Ferreira e Tathiani Sacilotto
Direção de Produção: Miguel Gaspar
Secretária de Produção: Inês Prazeres 
Som: Armanda Carvalho
Fotografia: Leandro Fuzeta (África) / Paulo Menezes (Europa)
Montagem: David Serras Pereira
 
A produtora Persona Non Grata Pictures decidiu tornar disponível online e gratuitamente este documentário, para que todos possam conhecer esta história heróica de luta pela liberdade.
 
Em Junho de 1961, cerca de 60 estudantes das então colónias portuguesas - entre os quais os ex-presidentes de Cabo Verde e Moçambique, Pedro Pires e Joaquim Chissano, e os ex-primeiros-ministros de Angola e Moçambique, Fernando Van Dunen e Pascoal Mocumbi - fugiram clandestinamente de Portugal, onde se encontravam, para escapar à repressão pela polícia política da ditadura portuguesa, a PIDE, evitar a mobilização militar ou juntar-se aos movimentos de libertação.
 
A fuga coletiva foi levada a cabo com o apoio do Conselho Mundial das Igrejas e a participação ativa de uma organização ecuménica radicada em França, a CIMADE. Foram jovens protestantes norte-americanos que, seguindo diretivas da CIMADE, conduziram os fugitivos de Lisboa, Coimbra e Porto para França, atravessando a Espanha franquista, onde chegaram a ser presos. O documentário Operação Angola - nome de código dado à missão - refez essa viagem, com dois desses protestantes norte-americanos - Charles Roy Harper, Chuck, que os conduziu em Portugal e Bill Nottingham, que os conduziu em Espanha - e o angolano Miguel Hurst, ator e filho de um dos casais participantes na fuga - Jorge e Isabel Hurst - introduzindo, ao longo da viagem, descrições feitas por vários outros fugitivos em entrevistas realizadas em 2011, em Cabo Verde.
 
 
 
 
 
Publicado em 14-03-2018