Imagem
Cidade da Praia acolheu Encontro da Rede “Proteção Civil”
Cabo Verde |
CABO VERDE | Praia
Publicado em 01-07-2016
Decorreu na cidade da Praia, em Cabo Verde, o 5.º Encontro Técnico da Rede Temática “Proteção Civil”, de 27 de junho a 1 de julho, sobre o lema “Proteção Civil: experiências do passado, desafios do futuro”.
A sessão de abertura, ocorrida a 28 de junho, contou com a intervenção do Ministro da Administração Interna de Cabo Verde, Paulo Rocha, do presidente da Câmara Municipal da Praia, Óscar Humberto Santos, e do representante da UCCLA, José Bastos.
José Bastos, em representação do Secretário-Geral da UCCLA Vitor Ramalho, agradeceu o acolhimento do encontro por parte da cidade da Praia e explicou os objetivos da existência das redes temáticas UCCLA - para além da rede de Protecão Civil, existe a rede de Proteção e Valorização dos Centros Históricos.
Os objetivos e propósitos da UCCLA como organização foram também abordados por José Bastos.
O autarca da Praia, Óscar Santos, defendeu que a proteção civil é uma tarefa de todos e para todos, reforçando a necessidade da existência de um sistema de proteção civil bem estruturado e dotado de uma boa capacidade de resposta.
Deu conta do crescimento demográfico acentuado que a cidade da Praia tem tido e os desafios que se colocam na proteção das populações, assim como a concretização de políticas de planeamento territorial e de reabilitação urbana com vista a uma cidade mais bem preparada e detentora da paz social. Este esforço, de acordo com o edil, tem-se traduzido em inúmeras ações de intervenção nos diversos bairros, de modo a tornar a cidade cada vez mais resiliente e capaz de suportar as demandas provenientes da época das chuvas que se aproxima.
Finalizou destacando o tema do encontro e o novo modelo, proposto pela cidade da Praia, com a realização de workshops que permitem um reforço das capacidades técnico-científicas para melhor lidar com as diversas ocorrências, melhorar a capacidade de resposta e superar os desafios dos novos tempos.
Para o Ministro da Administração Interna, Paulo Rocha, Cabo Verde tem “decorrente da sua origem vulcânica e realidade arquipelágica, aliada à sua posição geográfica, de ser capaz de assumir, para além da sua beleza e das oportunidades económicas que a exploração dos seus recursos naturais pode trazer, os riscos e ameaças intrínsecos ao nosso vulcão ativo, às erosões costeiras, à gestão pluvial e à evolução das nossas urbes” para reforçar a importância destes eventos, nomeadamente numa altura em que o país tem um novo Governo onde a “segurança é vista, antes de mais, sob a perspetiva da segurança humana”.
O compromisso do Ministro é “garantir um Sistema Nacional de Proteção Civil totalmente sintonizado com a necessidade de priorizarmos uma intervenção de proximidade, integral e fortemente organizada e capacitada”, dando destaque à componente da formação.
Este evento teve como principal objetivo a partilha de conhecimentos e a troca de experiências entre técnicos de países/cidades membros da Rede, veiculada através das apresentações e debate.
As Redes Temáticas de cidades UCCLA são um conjunto de parcerias que se desenvolvem e estruturam de forma direta e aberta, entre cidades lusófonas, numa base temática, liderada por uma cidade UCCLA, designada “cidade-guia”. A Rede de cidades temáticas “Proteção Civil” tem como cidade-guia a cidade da Praia.