Decorreu no dia 24 de maio, o percurso “Lugares e Memórias CEI” (Casa dos Estudantes do Império), com paragens em locais simbólicos, da cidade de Lisboa, por alguns dos antigos alunos que a frequentaram e dela guardam memórias.
O percurso, comentado por Aida Freudenthal, contou com a presença dos antigos associados da CEI que exerceram funções de Presidente da República ou Primeiro-Ministro: Fernando França Van Dúnem (Angola), Mário Machungo (Moçambique), Miguel Trovoada (São Tomé e Príncipe), Pascoal Mocumbi (Moçambique) e Pedro Pires (Cabo Verde). Marcaram, também, presença, o Secretário-Geral da UCCLA, Vitor Ramalho, os presidentes dos Municípios do Cazenga (Angola) e Nampula (Moçambique, Vitor Nataniel Narciso e Mahamudo Amurane, a presidente da Junta de Freguesia de Arroios, Margarida Martins.
O percurso teve início no Museu do Aljube – Resistência e Liberdade, local por onde passaram muitos presos políticos e alguns alunos da CEI – onde foram recebidos pela vereadora com o Pelouro da Cultura da Câmara Municipal de Lisboa, Catarina Vaz Pinto. Este Museu é dedicado à memória do combate à ditadura e da resistência em prol da liberdade e da democracia. A partilha e lembrança dos dias vividos nesse tempo, de luta e de sofrimento, foi uma realidade partilhada durante a visita ao local.
Passagem por alguns locais emblemáticos, como a sede da antiga PIDE, a Escola Superior Colonial, Leitaria Açoriana, a paragem seguinte foi no Instituto Superior de Agronomia. A viagem seguiu por outros lugares de memória, como o Instituto Nacional de Educação Física, alguns dos lares frequentados, Centro de Estudos Africanos, Instituto Superior Técnico, Café Tarantela e Pensão D. Esperança, e finalizou na antiga Casa dos Estudantes do Império (na Av. Duque D’ Ávila, n.º 23), junto à placa que, ainda, permanece, a lembrar os tempos de então.
Após o passeio, o almoço decorreu no Restaurante Zambeze, a tarde foi preenchida na visita à exposição “Casa dos Estudantes do Império. Farol de Liberdade”, nos Paços do Concelho, onde foram recebidos pelo presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Fernando Medina, e pelos vereadores Catarina Vaz Pinto e Carlos Manuel Castro.
Aqui, alguns dos presentes, puderam recordar as imagens do tempo vivido na casa, documentos, escritos, publicações, enaltecendo alguns episódios e partilhando vivências.
Após a visita, decorreu, na escadaria dos Paços do Concelho, um momento musical pelo grupo de Alma de Coimbra, com três apontamentos de Fado.